segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Semana lamentável

O que esperar de uma Semana do Consumidor? Bom, como consumidora poderia aqui elencar uma lista enumerando as expectativas, mas se pelo menos três ou quatro delas se concretizassem, já estaria de bom tamanho. Mas para minha infelicidade e certamente a de muitos consumidores, pouco se viu na Semana do Consumidor. Aliás, bem pouco, já que a grande maioria das lojas fechou suas portas às 18 horas, frustrando qualquer tentativa de consumo. Já no primeiro dia o cenário do centro era desolador. As lojas do Centro Acima também não aderiram e o que deveria ser uma boa semana de venda, transformou-se em “nada”. Mas esses eventos promovidos no comércio de Limeira tem história na cidade. Parece que há uma forte resistência dos próprios comerciantes em abrir até a noite e quando não, temos o Sindicato dos Comerciários para barrar algum tipo de iniciativa. Até quando o comércio de Limeira resistirá a novas idéias e projetos que certamente atrairiam mais consumidores, inclusive os próprios limeirenses. Temos lojas boas, franquias das mais conceituadas, roupas e sapatos para todos os gostos e bolsos, variedade e consumidor disposto a comprar. Porém, o que vemos é limeirenses saindo da cidade e buscando os atrativos oferecidos por cidades da região. Algo está errado e deveria despertar a atenção da liderança que atua em favor do comércio. Vocês querem ver um exemplo? Estamos a 35 dias do Natal e cadê o espírito natalino do comércio para contagiar o consumidor? Quantas vitrines estão enfeitadas? E nas ruas, onde estão? Parece que a cada ano a situação piora! O que se vê de divulgação do comércio é aquilo que a mídia apresenta abordando balanço de vendas, calendário, negociação salarial, enfim temas que importam, sim, como notícias econômicas, mas elas não funcionam como atrativo para consumidor e nem deveriam, afinal não é essa a finalidade. Pelo menos na Semana do Consumidor deveria ter havido mais divulgação, as vantagens dessa Semana, o que ela está proporcionando ao consumidor e principalmente, a lista das lojas participantes. Não foram poucas as pessoas que se irritaram com as portas fechadas de várias lojas. Foi uma verdadeira ilusão sair de casa à noite, pensando em encontrar um determinado produto ou aproveitar alguma oferta interessante, e bater de cara na porta. Certamente quem saiu perdendo em toda essa situação não foi o consumidor porque esse encontra o que procura em outro lugar, que por um motivo ou vários deles, atraiu sua atenção. A perda ficou mesmo para o comércio que colocou em jogo a credibilidade de suas campanhas e a eficiência de suas ações.

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