quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

REVIRAVOLTA
O anúncio da pré-candidatura de Elza Tank (PTB) a deputado federal muda todo o cenário político que se desenhava até agora. Com seu potencial de voto, que não pode ser desprezado, dificilmente outro candidato da cidade será eleito com a maioria de votos aqui. Os principais afetados são Eliseu Daniel dos Santos (PDT) e César Cortez (PV).

SEM EFEITO
A entrada de Elza para a corrida eleitoral também mina todo o resultado da pesquisa de intenção de voto, realizada recentemente a pedido de um grupo de pré-candidatos. Com ela no páreo, os resultados mudam totalmente e não só isso, seus adversários, aqueles que podem, devem rever a legenda.

ALVO
Interessante notar que até a pré-candidatura da primeira-dama Constância Félix (PDT) a deputado estadual deve ser atingida pela pré-candidatura de Elza. Tudo porque Cortez já anunciou que abrirá mão da legenda de federal para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, concorrendo diretamente com a primeira-dama.

ESTRATÉGIA
Ele deixou claro, ontem, durante programa do radialista Davoli, que migrando para estadual torna sua posição muito cômoda, considerando que é mais fácil se eleger para a Assembleia do que em Brasília, porque o número de votos necessário é menor.

CENÁRIO
Apesar da atitude de Elza, Cortez também garantiu que não baterá de frente com a amiga de tantos anos. Mas com o prefeito Silvio Félix (PDT) é outra história. Essa possibilidade não foi descartada, mesmo porque, extraoficialmente Cortez dizia ter apoio de Félix. Agora...

INCONFUNDÍVEL
No entanto, Cortez diz que não se pode confundir popularidade com transferência de votos. Ele se refere aos índices já obtidos por Félix, mas que em sua opinião, não são transferíveis para a primeira-dama.

PRESENÇA
O que mais se via na recepção à ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, era a bandeira do Movimento Sem Terra (MST). Pré-candidatos também não perderam oportunidade de disputar um lugar ao palco, ao lado da ministra. Entre eles estava a deputada federal Aline Corrêa (PP), que também acompanhou o evento pessoalmente.

Nenhum comentário: